Estamos sempre atualizando novos conteúdos para complementar a sua pesquisa! O curso de elétrica abrange vários módulos com particularidades que se complementam. É necessário paciência e tempo de estudo para que se possa entender o assunto e ter aproveitamento máximo, por isso elaboramos um método fácil de se entender e aplicar no dia a dia.
Você vai aprender: Eletrônica, automação, aparelhos de testes, componentes, esquemas elétricos, uso de ferramentas são fundamentais saber esses itens.
Na eletrônica você pode usar para atuar em diversas áreas inclusive aplicação em automóveis, eletrodomésticos, indústrias, projetos de equipamentos eletrônicos. Cada componente que estudaremos aqui terá vital importância para o entendimento sobre funcionamentos de circuitos elétricos e sua aplicação na prática.
Se você está iniciando agora sobre o assunto de elétrica e eletrônica aconselho a adquirir as seguintes ferramentas: multímetro digital, alicate de bico e corte, ferro de solda 30w, protoboard que serve para simular circuitos de bancada, fonte de alimentação de preferencia ajustável ou 12v, tubo de solda de estanho. Se você tem essas ferramentas então já pode começar a fazer na prática.
Na eletrônica existem quatro(4) unidades de medidas que você precisa aprender para executar testes, consertos, projetos e uso de componentes. aprender as fórmulas é de extrema importância pois serão utilizadas frequentemente no dia a dia de um profissional em eletrônica. São elas a primeira lei de OHM.
- Volts representado pela letra (V) o termo volts é usado para medidas de tensão elétrica ou diferença de potencial .
- watts representado pela letra (W) o watts é termo usado para medidas de potencia elétrica ou consumo elétrico.
- Amperes é representado pela letra (I)ou simplesmente(A) é o termo usado para medir a corrente elétrica ou fluxo de elétrons ordenados.
- Resistência é representado pelo símbolo(Ω) ômega (letra grega) usado para indicar o valor de resistores(R).
Existem dois tipos de tensão elétrica: contínua e alternada, estudaremos a tensão contínua pois será esta usada para nosso aprendizado e implementação de projetos e consertos. veja o vídeo abaixo sobre testar tensão contínua.
Essas são as unidades de medidas que aplicaremos em cálculos de eletrônica:
V= volts (tensão elétrica ou diferença de potencial)
W= watts (potência elétrica ou consumo elétrico)
I= ampères (corrente elétrica)
Ω= Ohms (resistência)
Resumo:
tensão continua é um tipo de tensão que não opera com oscilação ou flutuações mantendo sempre constante a alimentação do circuito sem variações; onde é aplicada a tensão contínua? É usada em todo circuito que usa semicondutores, placas de aparelhos eletrônicos, celulares, computadores, aparelhos de som, carros, brinquedos, drones e etc.
Como podemos obter tensão contínua? existem várias formas de obtenção através de: baterias, pilhas, placa solar, fonte de alimentação de eletrodomésticos, estas são as principais formas da obtenção de tensão contínua.
Aqui a baixo podemos ver através de um osciloscópio o formato da tensão contínua que se trata de apenas de um traço contínuo.
Tensão alternada é um tipo de energia que muda de comportamento a todo instante fazendo com que os ciclos de operação crie um tipo de solenoide, assim a fase positiva e negativa se inverte várias vezes em frações de segundos, o positivo passa a ser negativo e negativo passa a ser positivo em relação a outra fase. Por esse motivo se torna um tipo de energia mais viável para ser transportada a longas distancias pois a mesma é mais fácil de ser manipulada, também é mais fácil transformar a tensão alternada em contínua do que contínua em alternada.
Como podemos obter tensão alternada? normalmente os geradores de tensão alternada trata-se de: alternadores, geração de energia através da eólica, termoelétrica, dínamos, estatores, reatores e outros dispositivos. A maioria das altas tensões trata-se de tensão altenada. Logo abaixo podemos ver a sua representação gráfica através de um osciloscópio um onda senoidal.
Obs: para medir tensão alternada com multímetro escolha a escala de volts (V) a letra V⁓ com um símbolo de uma solenoide igual a da foto abaixo. ⤵
Corrente elétrica para que haja a presença de corrente elétrica é necessário um circuito fechado, a corrente elétrica é os elétrons em em movimentos em um fluxo organizados. Para que possamos entender melhor pense na corrente elétrica como água fluindo de uma torneira, se você fechar a torneira o fluxo de água deixa de existir, da mesma forma quando você desliga o interruptor a lâmpada apaga porque deixa de existir um fluxo de corrente elétrica. É chamado de circuito fechado porque o circuito deve estar ligados de forma que a corrente elétrica circule pelos componentes.
Em seguida estudaremos o resistor e sua ampla aplicação com exemplos teóricos e práticos, abaixo tem uma figura meramente ilustrativa de um tipo de resistor largamente utilizado.
Resistor de fio